sexta-feira, 2 de outubro de 2009

4º Dia

4º Dia

Acordei mais ou menos as 7:00 hs da manhã, noite bem dormida apesar do ambiente simples. A galera ainda dormia, somente o Elienai estava de pé, fui até a vendinha no centro de Patrimônio comprar os ingredientes do café da manhã, leite, pão de forma, ovos e mortadela. Quando voltei o café já estava pronto, comi bem e voltei prá cama para escrever já que havia dormido cedo na noite anterior. Terminando isso, passei uma hora batendo papo e me preparando para a saída. Como por milagre a chuva parou. Quando me preparava prá sair conheci o pai da moçada (muito simpático), não deu prá nos conhecermos melhor, mesmo assim valeu !
Pontualmente às 10:12 hs me mandei, puto da vida com a máquina fotográficaque bichou apesar de muito bem protegida. Fotos agora, sei lá quando ! Parti parando apenas para calibrar os pneus (ah, os pneus !). Pedalada tranquila, pouca serra, um lindo visual, algumas bananas e goiabas colhidas á beira da estrada e muita solidão. Após 4 dias já começo a sentir uma saudade terrível da Thethé.
Se me perguntassem agora qual a maior dificuldade da viagem já teria a resposta, saudades, muitas saudades !
Amo demais a minha filha e sempre fui muito ligado á ela. Venho sofrendo demais com esta separação. È muito diícil depois de 6 anos e meio ter que dormir e acordar sem poder olhar para o seu lindo rostinho, ver seus olhinhos se fechando a noite e na manhã seguinte ter que sair de casa sem olhar para aquela carinha de sono, toda despenteada, mas ainda assim linda como ela só.
Após 55 km cheguei a localidade de Taiutuba, uma praia de pescadores que se preparava para a festa de Santa Cruz, padroeira do local.
Almocei num barzinho à beira mar (Trailer Bar do Costelinha). Apesar da boa comida achei caro os R$ 4.00 por uma refeição (fazer o que né !).
Sai de Taiutuba as 14:47 hs após um breve descanso. Ao passar as pessoas me olhavam e algumas acenavam muito educadamente. Eu respondia à todos com um sorriso e um aceno. A simplicidade e educação do povo desses locais me encanta muito.
O caminho até Angra dos Reis foi tranquilo, havia parado de chover mas o tempo ainda estava nublado o que ajudava muito a manter a temperatura ideal.
Fui passando direto em algumas localidades pois a intenção era chegar à Angra dos Reis antes do anoitecer. Mambucaba, Vila Operária, Perequê e Mambucabinha. A altura do km 72 uma imagem me chamou a atenção. Após uma curva, avistei ao longe, encravada no meio de duas montanhas a gigante maldita, a tão odiada Usina Nuclear de Angra. Me perguntei então como o homem pode ferir um tão lindo pedaço do nosso litoral ?
Em compensação a natureza invocada parecia querer dar o troco ali mesmo. Olhando à esquerda na estrada já interditada, vê-se um enorme deslizamento de terra que obrigou a construção de um desvio.
Segui em frente parando logo à seguir para um lanchinho ao lado da Usina. Depois foi estrada direto até Angra dos Reis onde cheguei às 18:15 hs após pedalar por meia hora no escuro. Chegando em Angra fui direto procurar pousada e cheguei ao quartel do Corpo de Bombeiros (10 GBM) onde fui recebido pelo Sgto Martins que sem maiores cerimonias me cedeu alojamento com direito à café da manhã. A curiosidade tomou conta dos soldados e todos faziam a mesma pergunta. Eu respondia educadamente e aproveitava para colher informações sobre o trecho que iria percorrer no dia seguinte. Fui apresentado ao soldado Anselmo que me serviu de guia. Ele é um ex-maratonista, tendo competido em várias provas pelo Brasil. Aliás por coincidencia, no domingo rolou a Maratona do Rio que assegurava a ultima vaga para Atlanta.
Fiz grande amizade em especial com o Paulo Vitor com quem me identifiquei, ele também é amante de esportes, principalmente o montain bike e o mergulho, sendo um assiduo praticante. Disse á ele que pretendia fazer o curso de mergulho em breve.
Após longa conversa onde o Paulo me deu seu endereço convidando-me a visitá-lo após fazer o curso de mergulho, fui finalmente descansar.
A minha passagem pelo quartel foi muito legal, o clima não parece nada militar. O ambiente e de total descontração, mal-humor por aqui não existe. Valeu mesmo !

Ficha Técnica

Velocidade média: 20,70km/h
Velocidade máxima: 54,70 km/h
Percurso total: 119,45 km/h
Tempo de percurso: 6:17 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário