sexta-feira, 2 de outubro de 2009

14º Dia

14º Dia

Completando duas semanas de viagem eu continuava com o problema de sempre, o dinheiro dos patrocinadores (ficara sabendo mais tarde através de um telefonema para minha mãe que outro patrocinador também não havia pago ainda). Ainda assim eu estava decidido à ir em frente e chegar ao final do desafio afinal, aventura é aventura né !
Acordei por volta das 6:30 hs, esperei que todos tomassem o café para ver se sobrava para mim. Não foi preciso pois assim que me viram, os soldados me convidaram para o lanche. (vocês acham que recusei é ? ).
Fui para os meus “aposentos” me preparar e às 8:05 hs estava pronto para partir. Fiquei esperando então que o Sgto. Gutemberg terminasse o seu relatório para que então pudéssemos tirar uma foto junto com os outros soldados http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254048127836 . Despedi-me de todos, um a um, agradenco a ótima hospitalidade.
Eram 8:35 hs quando sai do quartel, a rodovia era bem em frente e a divisa com o estado da Bahia ficava à 16 Km. Às 9:30 hs eu chegaria lá, pedi ao Marden (um garotinho que acabara de conhecer) que tirasse uma foto minha junto à placa indicativa http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254048133140 . Eu chegava à Bahia, o quarto estado dos sete que eu visitaria.
Até aqui 1390 Km percorridos.
Convidei o Marden para tomar um refrigerante mas ele recusou, não quis comer também, ficou ali ao meu lado e só aceitou umas moedas que eu pegara de troco. Ele disse que precisava comprar farinha para levar para sua casa, pelo que entendi ele trocou um refrigerante ou um doce por alguma farinha que iria servir de alimento para sua família... bom garoto !
Agora só pararia para o almoço. Cheguei á Posto da Mata com o computador marcando 55 Km. Fui à um restaurante à beira da rodovia e quase tive um ataque cardiaco quando vi o preço. Um comercial à R$ 5,50 ! perguntei se havia algo mais em conta, o dono respondeu que o mais barato custaria R$ 3,50. Fazer o que né? eu tinha que comer. Quando a comida chegou fiquei sabendo porque o preço era alto, dava para duas pessoas. Um prato de arroz, feijão, salada de tomade com cebola, frango frito (duas coxas e um peito), cenoura cozida, repolho, farofa, macarrão...ufa ! Imaginem como seria um comercial hein ! Depois do almoço sentei à frente do restaurante afim de escrever, mas foi impossível. Logo um rapaz se aproximou fazendo perguntas. Em alguns minutos eu estava rodeado de pessoas curiosas, o pior de tudo é que cada um que chegava repetia as mesmas perguntas.
Fui-me embora parando apenas para observar a paisagem. Bati uma foto da bike junto à uma plantação de eucaliptos http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254048082649 e vi duas mulheres pedindo carona. Ao passar uma delas berrou a famosa frase: “ Tá indo prá onde ?” Sem parar de pedalar respondi com sotaque nordestino: “Fortalezaaaaaaa”, novamente um grito : “ Volte aqui”. Dei ½ volta e parei ao lado das duas, nos apresentamos. A mais nova, que havia me chamado era a Júlia e a outra a Iraci. A Júlia, mais descontraida, me contou que as duas trabalhavam juntas (costuravam e vendiam roupas). Estavam indo para Teixeira de Freitas, meu destino naquele dia. Perguntei se havia lugar prá mim em sua casa (rsrs), surpresa... as duas eram casadas ! Logo conseguiram uma carona, despedi-me das duas e fui embora.
Logo eu partiria em direção a Teixeira de Freitas. A estrada depois da divisa era realmente tudo aquilo que diziam, ou seja, uma merda !. Buracos haviam muitos, acostamento nenhum. Conclusão, eu vinha “dividindo” a pista com caminhões e ônibus o tempo todo.
A paisagem aqui já mudara outra vez. Viam-se pastos, só que meio secos, frutas diferentes foram surgindo, a cada uma eu ia experimentando sem saber o nome. Passei numa grande plantação de mamão, tinha tanto que os próprios plantadores colocavam os frutos à beira da estrada, em barraquinhas. Era só pegar e comer.
O resto da viagem seguiu sem novidades, algumas “fininhas” e buzinadas na orelha depois, eu chegava ao meu destino.
Não havia ali quartel do Corpo de Bombeiros. Fui então procurar pelo quartel da PM. Cheguei ao 13º BPM por volta das 17:15 hs onde o Sgto. Góes me atendeu http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254048673945 . Em menos de 5 minutos após consulta ao seu comandante ele me instalava no alojamento. Tomei um banho e me dirigi ao refeitório dos sargentos e sub-tenentes à convite do Sgto. Góes.
Jantamos e sai para telefonar para a mamãe. Foi quando soube da má notícia (sobre o atraso do pagamento por parte do outro patrocinador). Voltei ao quartel e fui direto para a cama, escrevi um pouco e dormi.

Ficha Técnica

Velocidade média: 20,60 km/h
Velocidade máxima: 55.00 km/h
Percurso total: 103,21 km/h
Tempo de percurso: 5:05 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário