sexta-feira, 2 de outubro de 2009

21º Dia

21º Dia

Depois de uma bela dormida, acordei às 6:30 hs. O Silvano já acordara e preparava o café. Fui até a venda para comprar pão, porém já havia acabado. Voltei e acabamos tomando café com biscoitos que o Silvano trouxe do seu mercadinho. Escrevi um pouco e comecei a me preparar para a saída. Aguardei o Silvano voltar para a foto junto com sua familia. Ele fôra ao seu mercadinho e me trazia dois pacotes de biscoito para viagem (amigo é isso mesmo). Fui embora às 7:53 hs rumo à Valença, distante uns 97 Km. A estrada continuava ainda com trechos de serra, um sobe e desce danado !
O primeiro lugar à visitar seria Acaraí, pequeno povoado onde existe uma bela cachoeira e um rio onde as mulheres lavam suas roupas. Tirei uma foto http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254049404972 , descansei um pouco e fui embora. Passei pelo centro de Camumú, parando apenas para dar uma olhadinha no cais de onde partem várias embarcações com destino às praias. Eu já estava próximo ao litoral, que saudades de uma bela praia !
Segui viagem rumo à Valença. Que estrada! Apesar de muito bonita, é deserta, não há postos de gasolina e nem povoados numa distancia de 20/30 Km. Ao chegar mais à frente havia uma grande cachoeira porém distante 2,5 km da rodovia. Fazia muito calor (prá variar né) e eu não resisti. Peguei a estradinha à esquerda e descobri que tinha errado o caminho. Tive que atravessar o rio com a bike nas costas. A estradinha de terra batida me fazia matar saudades do montain bike, outro esporte que adoro.
A cachoeira era realmente lindíssima. Enorme, devia ter uns 40 metros de altura e com grande volume de água. Quase não deu para fotografá-la inteira http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254049413295 . Fiquei alí admirando aquela beleza toda e pensando como seria bom se estivesse ali ao lado da minha querida Teté. Sempre penso nela quando chego num lugar assim. Dá uma saudade, mas fazer o que né... tenho que seguir em frente !
Uns 4 km a frente estava Itubirá, uma simpática cidadezinha onde almocei ao ar livre e ao som da rádio local que divulgava todas as noticias da cidade, inclusive anúncios de compra e venda (interessante !).
Após algum descanso parti com destino à Valença, já sabendo que me faltavam 48 Km à percorrer. Neste trecho da estrada existem uma infinidade de povoados e cidadezinhas, bem ao contrário do percurso feito pela manhã, talvez pela proximidade do litoral. Nilo Peçanha, Grapiúna e Itaperoá são as mais importantes à beira da rodovia.
De vez em quando eu parava para experimentar alguma fruta diferente. Neste dia foi a vez do cacau e do dendê. Não gostei do cacau ! O pior de tudo é que eu primeiro comia a fruta e depois perguntava o que era. Existe também em abundancia, locais onde se vende polpa de frutas típicas, caldo-de-cana (um copo enorme por R$ 0,50 !) e côco gelado à R$ 0,60 (isso mesmo, você leu certo, R$ 0,60). Eu era obrigado a ficar só olhando pois não tinha dinheiro para essas “exorbitâncias”.
Não sei porque, mas simpatizei com Valença mesmo antes de conhecê-la (como já disse, não sei porque).
Cheguei lá por volta de 17:40 hs indo direto à prefeitura. Encontrei-a fechada, apenas com um soldado da PM na guarda. Aproveitei e pedi para que me indicasse onde ficava o quartel. Era ali perto, cheguei e fui atendido pelo Sgto. Ademir. Primeiro ele torceu o nariz dizendo que seria muito difícil, mas após uma conversa com algum superior voltou à mim dizendo que conseguira apenas a “dormida”, comida não tinha.
Fui levado aos meus “aposentos”, tomei um banho frio e sai logo em seguida atrás de comida (aliás eu só pensava naquilo !). Resolvi fazer uma “exorbitância” comprando uma lazanha fornecida em um marmitex, mais dois pãezinhos de goiaba e voltei ao quartel (agora dá licença que eu vou é comer !) e boa noite !

Ficha Técnica

Velocidade média: 23,10 km/h
Velocidade máxima: 63,20 km/h
Percurso total: 94,60 km/h
Tempo de percurso: 4,10 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário