sexta-feira, 2 de outubro de 2009

17º Dia

17º Dia

Após uma bela noite de sono acordei bem disposto. Olhei pela janela e pude ver que a padaria já estava aberta. Comprei 4 pães de sal, como aqui é chamado nosso pão francês e meio pote de margarina. Voltei para o dormitório e comi, deixando dois deles para a viagem. Completei o café da manhã comendo dois mamões que havia “achado” na estrada e um copo de café. Após me despedir do “seo” Edivaldo e do “seo” Otávio sai em direção à prefeitura afim de agradecer a hospedagem e eme despedir também do prefeito. O Sr. Manoel Lima. Ele não se encontrava mas deixei um recado. Valeu !
O trajeto até minha primeira parada para descanso aos 38 Km foi um tanto puxado, pois ao contrário do que haviam me informado ainda havia um bom trecho de serra. Neste dia o sol estava fortíssimo e a água por aqui começava a se tornar rara. Não havi nenhum posto de gasolina num trecho de mais de 30 Km. Eu deveria parar em Itapebi, mas quando notei já havia passado direto. Azar o meu né !
Parei um pouco adiante para conseguir água. Consegui um pouco num restaurante em um lugar chamado Ventania. A água era amarela, mas era só o que tinha. Segui em frente e após 5 Km encontrei uma localidade de nome Teixeira do Progresso onde pensava em almoçar porém não havia um restaurante à beira da rodovia. Tive que entrar na cidade e achei um que me agradou. Tava na hora do rango e foi ali mesmo. Um prato com a famosa carne de sol, macarrão, arroz, feijão, salada de cebola e tomate. O preço de R$ 2,00 tava bom, prá beber, água e só.
Descansei um pouco na área que havia na lateral do restaurante, saindo meia hora depois. Precisava percorrer pelo menos 45 Km para manter a média, a rodovia ainda se encontrava em más condições com trechos sem acostamento, ainda havia algumas serras à vencer e o calor a esta altura estava insuportável.
A paisagem não se modificara e nada acontecia de diferente. Alguns rios, um deles muito bonito, o Rio Pardo. Da ponte que o atravessava daria para bater uma bela foto mas filme agora, acho que só em Itabuna. Como não havia novidades o jeito era ir vencendo os quilômetros que me separavam do final do desafio. Aos poucos eu tô chegando !
Parei num posto da Policia Rodoviária para pedir água gelada e me informar sobre as próximas cidades. Um soldado me informou que a 4 Km dali havia um posto de gasolina onde poderia conseguir pousada naquela noite. Cheguei ao posto e aproveitei para telefonar para os patrocinadores pisões. Consegui falar com o Fausto Lopes que se desculpou e combinou de fazer o pagamento diretamente à minha ex-mulher. É esperar prá ver !
Decidi pedalar mais um pouco pois ainda era cedo e eu não havia feito os 100 Km para conseguir a média. Mais a frente eu teria a opção do povoado de Bom Jesus que ficava à beira da estrada, ou seguir até Camacã, uma cidadezinha distante uns 6 Km da rodovia. Optei pela segunda opção, achei que seria mais interessante. Fui primeiro a um posto da Policia Militar mas nem cheguei a tentar conseguir o pernoite pois fiquei sabendo que ali não havia alojamento, a prefeitura ficava ali perto e resolvi ir até lá. A prefeitura fica bem na entrada da cidade, aliás, diga-se de passagem o acesso à Camacã é uma maravilha, uma linda estradinha muito bem cuidada e ladeada por grandes árvores, produzindo um belo visual.
Ao chegar à prefeitura havia uma grande correria, eram quase 18:00hs e os funcionários estavam de saída, outros corriam para terminar alguma tarefa.
Falei com uma senhora que me pediu para aguardar um pouco, sentei-me e fiquei aguardando um bom tempo. Um rapaz passou por mim várias vezes e notei que ele estava louco prá me perguntar alguma coisa. Numa dessas passagens ele finalmente parou e se ofereceu para ajudar. Seu nome era Helder. Ele foi ao acessor do prefeito, de nome Paulo. O Paulo se dirigiu à mim, fez umas três perguntas e pediu minha identidade, pronto ! Em alguns minutos ele voltou com uma recomendação ao Hotel Paris para que me concedessem uma diária por conta da prefeitura, assinada pelo prefeito Manoel Messias. Logo em seguida eu conheceria o prefeito e seu futuro sucessor.
O prefeito era bem novo ainda, dizia ter apenas 30 anos. Boa gente !
Fui procurar o Hotel Paris que ficava logo adiante no centro. Era um hotel pequeno, mas limpíssimo e confortável. Havia sala de tv, água quente e eu teria ainda um belo café da manhã.
Após tomar um banho demorado, troquei de roupa, descansei uma meia hora e fui jantar, dei uma volta pela cidadezinha e voltei pro hotel. Após assistir um pouco de tv fui dormir. Amanhã é prá Itabuna !

Ficha Técnica

Velocidade média: 20,10 km/h
Velocidade máxima: 52,90 km/h
Percurso total: 107,51 km/h
Tempo de percurso: 5:35 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário