sexta-feira, 2 de outubro de 2009

20º Dia

20º Dia

Consegui dormir um pouco melhor apesar da dor de estômago continuar. Ainda estava meio fraco porém sabia que tinha que partir pois seria muito difícil recuperar dois dias perdidos. Fui ao refeitório levando os dois abacates que comprara no dia anterior, pedi um pouco de açúcar e fiz um mingau. Foi o café da manhã.
Despedi-me de todos e parti às 7:53 hs. Queria chegar à Camumú seguindo a rota indicada pelo “seo” Edivaldo. No começo não fui indo bem na manhã pois ainda estava mal. A bike também não ajudava com o problema da transmissão. Mesmo assim ainda pedalei cerca de 28 Km até a primeira parada para descanso, à beira da rodovia.
Deitei-me, descansei mas não comi nada, meia hora depois segui em frente. A estrada estava boa, sem muita subida, e o tempo nublado ajudava. O problema todo éramos nós, eu e a bike doentes. A paisagem neste trecho havia se modificado bruscamente, mais parecia que eu estava no litoral de São Paulo. Desapareceram as fazendas que deram lugar a uma imensa vegetação. Enormes árvores, jaqueiras, cacaueiros e tantas outras. Aqui também se viam lindos pássaros, e o melhor de tudo... soltos ! Lugar para parar por aqui quase não tinha, em 30/40 km não havia um só povoado. O jeito foi seguir em frente. Ao meio dia eu já tinha pedalado 68 km chegando à Ubaitaba, onde iria almoçar. Parei no acostamento e enquanto conferia o computador, vários garotos se aproximavam começando o interrogatório. De repente um estouro, lá se foi o pneu traseiro. Por sorte eu estava bem em frente à uma borracharia. Consertei a câmara de ar mas precisaria trocar o pneu. Almocei por ali mesmo e fui ao centro procurar pelo pneu. Procurei em uma bicicletaria, aliás duas, pois apesar do preço ser igual, na primeira delas o mecânico estava bêbado e isto ao meio dia (é mole ?). na segunda fui atendido pelo Wellington que me fez um desconto no pneu. Aproveitei prá pedir a ele que desse uma olhada na transmissão. O problema era a corrente, os seus elos estavam travados, apesar dela estar bem lubrificada, tentamos trocar a corrente pela sobressalente mas ela não “casava”. Ai tive que dar um jeitinho, lavamos a corrente toda e depois de muito trabalho achei um jeito de soltar os elos com um martelo. Deu certo ! Perdi tres horas em Ubaitaba e sai voando.
Segundo informações, faltavam 40 km até Camumu e já eram quase 16:00 hs. Cheguei à BR 101, peguei à direita e nem parei.
A partir daí a estrada ficaria lindíssima, com uma bela paisagem. O único problema é que eram só subidonas e descidinhas. O pior é que pela placa indicativa Camumú estava à “apenas” 47 Km, chegar lá hoje, impossível !
Eu já pedalava no escuro quando cheguei a uma casinha na beira da estrada, fui informado que 1 Km à frente (na verdade eram 3 !) estava uma vila chamada Orojó, onde parei. Camumu ainda estava à 20 Km. Resolvi pegar uma carona pois já havia pedalado 107 Km. Fiquei sentado á beira da rodovia, junto com a criançada local. Acabei tirando uma foto deles. Enquanto eu aguardava eles conversavam ao meu lado. Eu ria muito com o jeito deles falarem (um barato).
Depois de esperar um tempão sem que passasse nenhum carro, acabei desistindo de pegar carona e fui procurar um lugar prá dormir. Fui aconselhado a procurar a serraria local, fomos até lá, eu e a molecada que me acompanhava. Falei com o gerente, o Raimundo, que apesar de não poder me ajudar, acabou me levando até o administrador do local. Seu nome era Silvano. Ele sugeriu que eu dormisse na casa onde era a antiga delegacia e pediu aos garotos que fossem atrás das chaves. Fiquei ali esperando na porta da sua casa, enquanto conversava com a rapaziada do local. Como os garotos estavam demorando, o Silvano, muito gentilmente acabou me convidando prá dormir ali mesmo em sua casa. O Silvano é casado com a Eline e tem dois lindos filhos, Mara de 3 anos e o Davi de 1 ano e meio http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10932769780593617800&pid=1254052023915&aid=1253979376$pid=1254049471868 . Bela familia !
Ele me cedeu um quartinho onde me acomodei após tomar um banho de balde pois aqui não há água corrente. Banho frio ! Após comer alguns biscoitos com tubaina fui dormir, eram 21:30 hs.

Ficha Técnica

Velocidade média: 18,10 km/h
Velocidade máxima: 67,40 km/h
Percurso total: 107,20 km/h
Tempo de percurso: 6:30 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário